top of page
14.png


SEGURANÇA

 

A primeira questão que temos que ter em conta é que o Sítio está encravado na natureza selvagem. Portanto, é um espaço que deve ser ocupado com cuidado e respeito. 

 

O principal risco para quem frequenta o sítio é escorregar e cair nas pedras do rio. Já tivemos (poucos) casos de acidentes nesse sentido. Então é o principal cuidado que temos que ter. No caso de caminhar ou pular pelas pedras - muitas vezes escorregadias ou soltas - convém usar um cajado para apoiar-se (temos isso no sítio). 

 

Como já afirmado acima, na Mata Atlântica existem diversos insetos e outros invertebrados que podem nos picar, incluídos aí, além de mosquitos, borrachudos e mutucas, também abelhas, vespas e aranhas. Lá no sítio temos diferentes tipos de anti-alérgicos, mas no caso de a pessoa ter alergia forte para picadas, é imprescindível nos comunicar. Existem aranhas venenosas lá, mas o risco de picada é muito pequeno. Nunca houve nenhum acidente nesse sentido durante esses anos que ocupamos o espaço. No caso de aranhas, o principal cuidado é sempre examinar os calçados e roupas antes de vestí-los. 

Na Mata Atlântica ocorrem cobras. A única que realmente oferece algum risco é a jararaca, já que é venenosa. É RARÍSSIMO ENCONTRARMOS COBRAS, elas sempre se escondem e não ficam expostas, já que são presas de vários predadores (entre aves, répteis e mamíferos). Uma picada de jararaca não é letal, havendo sempre tempo para o tratamento. Esse tipo de acidente é extremamente raro, já que é um animal bastante arisco e frágil. Nunca tivemos acidentes com cobras. Ela, em princípio, vai fugir e se esconder logo que perceber nossa presença. Mas é necessário sempre ter cuidado ao caminhar fora de casa, principalmente no mato. O único risco de ela atacar é no caso de pisarmos nela ou passarmos muito perto de forma de ela se sentir ameaçada. Então esse é o cuidado que se deve ter. Inclui-se, aí, o uso obrigatório de óculos ou lentes para quem tem algum problema de visão, principalmente miopia.

O Fundão do Vale do Forqueta é tão maravilhoso justamente pela dificuldade de acesso a ele. E isso se explica principalmente porque a estrada atravessa o rio quatro vezes em pontes de concreto onde o rio passa por cima. O inconveniente disso é que, se há muita chuva no rio, ele tranca a estrada.  Não é qualquer chuva que faz o rio encher. Mas, no caso de encher, torna-se um problema atravessá-lo.  Se for chover de forma incomum, as atividades no Sítio serão transferidas. Sempre acompanhamos a previsão do tempo por várias fontes, além de termos sempre contato com a Defesa Civil Municipal e Estadual. Temos gerador de energia e sempre temos conexão de internet, então não tema perder a comunicação.

 

bottom of page